Modernização Administrativa
A Secretaria de Planejamento e Orçamento da UFCG tem um papel importante na gestão estratégica dos recursos públicos da universidade, incluindo a modernização administrativa. Isso envolve a adoção de tecnologias de ponta para coletar, analisar e compartilhar dados, resultando em maior segurança, transparência, automação de tarefas e eficiência operacional. Além disso, a UFCG se destaca na automação de processos burocráticos, melhorando a precisão e agilidade. As ferramentas que contribuem para essas melhorias incluem por exemplo: o TransformaGov, ForPDI, ForRISCO e o SEI (Sistema Eletrônico de Informações). Essas estratégias fortalecem a gestão administrativa, garantindo a excelência na prestação de serviços e a constante busca por melhorias.
TransformaGov
O TransformaGov é uma iniciativa do Governo Federal voltada para o programa de capacitação e apoio técnico, com o propósito de fomentar a modernização e a eficiência na gestão pública. A inovação administrativa se destaca na maneira como o TransformaGov busca incorporar práticas e conhecimentos atualizados do setor privado ao setor público, visando promover uma gestão mais eficiente e eficaz dos recursos públicos.
ForPDI
O ForPDI é uma plataforma de gestão e monitoramento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) das Universidades Federais, desempenhando um papel importante no planejamento estratégico, alinhando objetivos e diretrizes para o desenvolvimento contínuo da instituição, oferecendo um conjunto abrangente de ferramentas que capacitam as instituições a planejar, implementar e avaliar iniciativas inovadoras de maneira estratégica.
ForRISCO
O ForRISCO desempenha um papel fundamental na gestão de riscos de uma universidade, sendo responsável por identificar, avaliar e mitigar os riscos presentes em suas operações e atividades. Esta plataforma é de extrema importância devido à complexidade dos desafios enfrentados pelas instituições, promovendo, assim, uma gestão mais eficiente e transparente, protegendo os recursos públicos e aprimorando a prestação de serviços à sociedade.
SEI
O Sistema Eletrônico de Informações (SEI) é uma plataforma inovadora amplamente adotada pelo setor público para a gestão eficiente e segura de documentos e processos eletrônicos. O SEI se destaca como uma ferramenta fundamental para a modernização da administração pública, simplificando burocracias, promovendo a transparência, e otimizando a comunicação e colaboração entre órgãos governamentais, resultando em processos mais ágeis e eficazes.